Nokia Lumia 1020 é usado como microscópio por cientistas após 3 anos de lançado
Há 3 anos o Lumia 1020 foi lançado pela Nokia. O que destacava o dispositivo era realmente sua super câmera de 41MP com lentes Carl Zeiss, sensor de estabilização de imagem e um flash Xenon. Hoje a linha lumia se encontra meio abandonada pela própria Microsoft, mas alguns cientista estão aproveitando o que tem de bom no smartphone.
Parece meio estranho, mas é exatamente isso o que os pesquisadores da UCLA (University of Califórnia, Los Angeles) e da Suécia conseguiram fazer com um Lumia 1020 e dois LEDs. Segundo os pesquisadores o dispositivo pode ser utilizado para analisar pequenas moléculas e sequências de DNA.
Consequentemente, o aparelho com pequenas alterações consegue detectar elementos fluorescentes nas reações das sequências de DNA em peles e células. Compreendendo melhor, isso daria uma chance de os cientistas analisarem tumores e muitas outras coias em qualquer lugar, oferecendo atendimento médicos em lugares com menas tecnologia.
Os responsáveis pela criação da lente é a Nokia que hoje está fora do mercado mobile, mas já tem data de volta e trará junto os seus novos smartphones. Resta agora esperar para testar uma dessas novas câmeras. Torcemos para que ela siga seu caminho de melhores câmeras para smartphones.
Nokia Lumia 1020 é usado como microscópio por cientistas após 3 anos de lançado
Reviewed by REDAÇÃO
on
janeiro 20, 2017
Rating:

Comentários